Programas necessários para iniciar um servidor Retro 2025

Os links foram corrigidos, última atualização em: 9/08/2025




Vamos criar boas práticas no desenvolvimento

Se você é um novo aventureiro, chegou à comunidade certa. Mas se você é um veterano da emulação, vai concordar comigo no seguinte: todos os guias apenas nos ensinaram a baixar os programas e a executar uma versão localhost dos emuladores da época, mas nunca nos ensinaram as boas práticas de controle de versão e outros fundamentos de programação.

Por isso, se você é novo ou um veterano que ainda não considera a organização em seus projetos, pode começar com a série de tutoriais e guias que estaremos compartilhando neste blog, onde buscaremos aproveitar as novas tecnologias, programas modernos e ferramentas que podem potencializar o desenvolvimento de servidores privados.

Nota: Compartilharei com vocês um roadmap, que considero serem as boas práticas que, a partir deste blog, estaremos incentivando para o desenvolvimento de servidores privados. No entanto, você não é obrigado a colocá-las em prática, e elas também não são necessárias se o que você busca é apenas se divertir com um servidor em localhost.

A primeira coisa que vamos baixar será o Git:

O Git é um sistema de controle de versão distribuído, gratuito e de código aberto, projetado para gerenciar tudo, desde projetos pequenos até muito grandes, com velocidade e eficiência. 


Programa Disponível em
Git Link

Lembram que eu dizia que ninguém nos ensinou sobre controle de versão? Isso vai mudar a partir de agora. Estamos trabalhando nos guias e tutoriais para ensinar a todos a ter um melhor controle sobre o desenvolvimento de seus servidores privados.

A outra razão pela qual espero que todos aprendam sobre controle de versão é porque, mais para frente, esperamos poder fazer desenvolvimentos como comunidade e que todos possam contribuir com seu grão de areia para o emulador, o CMS e o cliente que estaremos compartilhando como base para que qualquer um possa iniciar seu servidor privado.

Desde já, adianto que estaremos trabalhando com o repositório base do Starloco, mas criamos um próprio para continuar o desenvolvimento e fornecer suporte a partir da nossa comunidade, tanto hispânicos quanto franceses, contribuindo para um bem comum.

A segunda coisa que vamos baixar será o IntelliJ IDEA (Community)

O IntelliJ IDEA é um editor moderno, suporta múltiplas linguagens como Java, Kotlin e mais. Oferece ferramentas inteligentes, depuração, refatoração e suporte integrado para frameworks, melhorando a produtividade.


Programa Disponível em
Intellij IDEA Link
 
Nota: A versão community "Grátis" está um pouco mais abaixo no site.

Se você tem um computador com poucos recursos, considere usar o editor Eclipse

O terceiro programa que vamos baixar será o Navicat Premium 17



É um software que permite administrar bancos de dados e conectá-los através de uma única interface. É uma ferramenta útil para desenvolvedores, administradores de bancos de dados e outros profissionais de tecnologia. 

Arquivo Disponível em
Navicat_v17_Full.zip Mega MediaFire Google Drive


O quarto programa que vamos baixar será o XAMPP

O XAMPP é uma distribuição do Apache completamente gratuita e fácil de instalar que contém MariaDB, PHP e Perl. O pacote de instalação do XAMPP foi projetado para ser incrivelmente fácil de instalar e usar.

Programa Disponível em
Xampp Link

Nota: Por enquanto, continuaremos usando o XAMPP para trabalhar na parte de Lang e no CMS. Mas, mais adiante, quando dominarmos a tecnologia Docker, estaremos ensinando sobre contêineres e imagens, que facilitarão as instalações de servidores em localhost e até em VPS com apenas alguns cliques. Como ainda estamos lendo a documentação e fazendo testes, continuaremos com o clássico XAMPP.

O quinto programa que vamos baixar será o Sothink SWF Quicker



O Sothink SWF Quicker é um software que permite editar arquivos SWF ou criar arquivos Flash do zero. É um editor de Flash que permite criar jogos, filmes, animações interativas, efeitos de texto, apresentações, entre outros. 

Arquivo Disponível em
Sothink_SWF_Quicker.zip Mega MediaFire Google Drive
Nota: Inclui o FLashActive10 que é necessário para poder executá-lo no Windows.



O sexto programa que vamos baixar é o JPEXS Free Flash Decompiler 




Descompilador e editor de SWF de Flash de código aberto. Extrai recursos, converte SWF para FLA, edita ActionScript, substitui imagens, sons, textos e fontes. Disponível em vários formatos de saída. Funciona com Java no Windows, Linux e macOS.

Programa Disponível em
Jpexs-Decompiler Link

Com este programa, poderemos mergulhar no mundo dos cores e do loader de nossos servidores. Sabemos que a informação sobre a edição do cliente é a mais reservada, mas compartilharemos tudo o que estiver ao nosso alcance para que vocês possam aprender, criar e, sobretudo, ensinar a outros. 


O sétimo programa que vamos baixar é o Flash CS6 (Portátil)



O Adobe Flash Professional CS6 é um software de design gráfico e animação que permite criar conteúdo interativo para a web, dispositivos móveis e aplicativos.

Arquivo Disponível em
FlashPortable_CS6.zip Mega MediaFire Google Drive

Nota: Continuamos com o controverso, outro programa que, por necessidade, usamos com crack. Entre todas as suas versões, a portátil é a que funciona melhor, pois quando ocorre um erro, basta excluir a pasta e descompactá-la novamente para usar. 

Agora, se você tem os recursos financeiros e pode se dar ao luxo de comprar este programa da Adobe, não hesite, evitará muitas dores de cabeça. Com este maravilhoso programa, poderemos editar o core.flash do nosso servidor, criar novos botões e interfaces de UI. 

Também compartilharemos guias e tutoriais para que você aprenda a fazer isso do mais básico ao mais avançado. 


Com os 7 programas que fornecemos, você poderá iniciar seu servidor privado

Esses são os programas essenciais. Considere baixar o Notepad++, um clássico para editar o config.xml do cliente. Você também pode baixar o Photoshop CS6 para criar banners para o seu servidor. Mas isso deixamos em suas mãos.

Você deve estar se perguntando: o que vem a seguir? 

Já estamos trabalhando no próximo passo, que é clonar o repositório git do emulador Starloco, abri-lo no IntelliJ IDEA, configurar as extensões e dependências para poder iniciar seu servidor.

Para aqueles que já fizeram isso no passado, apenas algumas coisas mudam, as quais estamos documentando e criando o tutorial para compartilhar no próximo post deste blog.

Somos uma comunidade pequena, mas trabalhamos para criar o melhor conteúdo sobre servidores privados. Queremos facilitar tudo para atrair novas pessoas que aprendam, criem e ensinem.

Se você gosta deste tipo de guias documentados, não hesite em comentar, passar pelo nosso discord e conviver com os membros, respeitando as regras de nossas comunidades.






Publicar un comentario

Articulo Anterior Articulo Siguiente