Configurar Starloco Retro 1.39 usando Docker no localhost 2025



Quero começar agradecendo ao Starloco e aos contribuidores da comunidade francesa, pelo tempo que investiram no desenvolvimento de um emulador (Ankalike) estável e fiel ao Dofus clássico.

Tutorial atualizado em 10/08/2025

Repositório oficial do projeto: Link GitHub Starloco Docker 

Comunidade Onesv.fun: Discord (Latino-Francesa)

Comunidade francesa de Aide 1.29+ : Discord (Apenas em Francês. Respeite as regras)

Conteúdo do guia:

  • Verificar os requisitos do sistema operacional
  • Boas e novas práticas para o desenvolvimento
  • Instalação do Git e Docker Compose Desktop
  • Clonagem do repositório do Github 
  • Iniciar o servidor e todas as suas dependências com Docker

Verificar os requisitos do sistema operacional

Se o seu computador não cumprir estes requisitos, você не poderá executar o último passo, que é iniciar o servidor e todas as suas dependências com Docker.

Requisitos mínimos para usar o Docker Desktop no Windows:

  • Processador: Deve ser compatível com virtualização (VT-x para Intel, AMD-V para AMD)
  • Memória RAM: Recomenda-se no mínimo 4 GB de RAM, embora 8 GB seja o ideal para um melhor desempenho.
  • Hyper-V: Este recurso deve estar habilitado. O Hyper-V permite criar máquinas virtuais, o que é fundamental para o funcionamento do Docker Desktop.

Verifique se você tem o Hyper-V ativado antes de continuar com o guia

Para saber se você tem o Hyper-V ativado, basta clicar com o botão direito na barra de tarefas para abrir o Gerenciador de Tarefas, depois selecionar a aba Desempenho e você poderá ver se está ativado ou desativado.



NOTA: Se você tiver a virtualização desativada, terá que ativá-la na BIOS do seu computador. Procure um guia no YouTube que ensine como fazer isso, como este, por exemplo. Se você tem a virtualização ativada como no meu caso, continue com o tutorial.

Boas e novas práticas para o desenvolvimento 

Servidores privados

Como o objetivo que me propus com a reabertura do meu blog Maestro-Yaco, é ensinar boas práticas e os fundamentos da programação e do design. Quero fazer uma reflexão. Não importa se é por hobby ou por paixão que você inicia neste mundo. Faça as coisas bem desde o início e os resultados serão extraordinários.

Ao falar de boas práticas, refiro-me a aprender a utilizar as tecnologias e ferramentas que facilitam, impulsionam e nos dão controle sobre nossos projetos comunitários. A partir deste guia, aprenderemos como usar o Git para clonar repositórios e depois como iniciar uma imagem Docker.

NOTA: Procure mais informações no YouTube e no Google sobre como usar o Git e seu controle de versão, e também como funcionam as imagens Docker. Pois estaremos trabalhando com essas tecnologias ao longo dos novos projetos e desenvolvimentos que serão compartilhados neste blog.

Instalação do Git e Docker Compose

Isso é tão simples quanto ir aos sites oficiais de cada projeto e fazer o download de cada um deles, mas como meus guias costumam ser fáceis de seguir, compartilho os links para economizar seu tempo.💓

Vamos baixar o Git para clonar o repositório do Github

Você só precisa baixar e instalar com o clássico, próximo, próximo.


Docker Compose

Algo que me confundiu no repositório oficial do Starloco foi a indicação de que eu precisava ter o Docker e o Docker-compose instalados. Pensei que seriam duas instalações diferentes, mas descobri que o instalador do Docker Desktop for Windows instala essas duas ferramentas.


Ao finalizar a instalação, será solicitado que você reinicie o seu PC.

👀 Clonar o repositório do GitHub

Estamos muito perto de poder iniciar nosso servidor em modo localhost com o Docker.

Existem vários métodos para clonar um repositório do GitHub, por linha de comando ou manualmente com um .zip

  • Por linha de comando com o Git

1. Como já temos o Git instalado, basta clicar com o botão direito na pasta em que vamos trabalhar e selecionar abrir o Git Bash


2. Dentro do terminal, usaremos o comando git clone + a URL do repositório que desejamos clonar, neste caso, o do Starloco.



git clone https://github.com/StarLoco/StarLoco.git

NOTA: No terminal do Git Bash, não é possível usar Ctrl + V; em vez disso, clique com o botão direito, selecione colar e pressione Enter.

Aguardamos o término do download.

  • Manualmente, baixando em formato .zip

Se tiverem problemas para clonar o repositório com o terminal Git, podem ir diretamente ao repositório do Starloco e selecionar: Download Zip (Como eu disse, existem várias maneiras)



Inicie o Docker e todas as instâncias do Starloco

Este é o último passo para desfrutar do nosso servidor. Antes de iniciar o Docker, temos que fazer uma configuração global para alocar no mínimo 3GB de RAM ao nosso WSL com Docker, para que ele possa iniciar as instâncias do Starloco sem que o emulador pare por falta de memória.

Na pasta do seu usuário do Windows, por exemplo, em 
C:\Users\SeuUsuario\

Crie um arquivo (com o Bloco de Notas, por exemplo) chamado .wslconfig sem a extensão .txt

Ficaria algo assim: 
C:\Users\SeuUsuario\.wslconfig

NOTA: Lembre-se que ele não deve ter extensão. Procure no YouTube como habilitar a visualização de extensões de arquivos no Windows 10 se não tiver certeza. O arquivo deve aparecer em branco, assim.


Agora que já criamos nosso arquivo .wslconfig na pasta do nosso usuário do Windows (C:\Users\SeuUsuario\), vamos abri-lo com um editor de texto, como o Bloco de Notas ou o Notepad++, que é o meu favorito. Colaremos o seguinte código dentro do arquivo e o salvaremos.

[wsl2]
memory=3GB       # Aloca no mínimo 3 GB de RAM para o WSL2, caso contrário, o emulador Starloco apresentará erro por falta de memória
processors=2     # Leve em conta o total disponível, mas 2 é mais que suficiente
swap=3GB         # Opcional: você também pode ajustar o swap, por exemplo, para 3GB


NOTA: Eu usei 3GB de RAM, que é o mínimo necessário, porque tenho pouca RAM disponível. Mas se o seu computador tiver mais RAM disponível, você pode colocar até 8GB de RAM, o que é recomendado, sem exceder os limites do seu computador.

Reiniciar o WSL e o Docker Desktop

Dentro da pasta onde clonamos o repositório do Starloco (ele já deve estar extraído), entramos na subpasta Docker e abrimos um terminal do Git Bash, no qual copiamos e colamos o seguinte comando:

wsl --shutdown

NOTA: No terminal do Git Bash, não é possível usar Ctrl + V; em vez disso, clique com o botão direito, selecione colar e pressione Enter.

Este comando reinicia o sistema WSL que permite executar o Docker no Windows. Você também deve fechar o Docker Desktop e abri-lo novamente para continuar com este tutorial.

Iniciar as instâncias do Starloco no Docker

Antes de iniciar tudo, você deve ter apenas o servidor Apache iniciado no XAMPP, pois o Docker criará um módulo MySQL para os bancos de dados.



Alguns usuários relataram erros com as configurações do Docker. Portanto, baixe as configurações corrigidas e cole-as em  StarLoco-main\docker\config  substituindo as que apresentam problemas antes de iniciar as instâncias do Docker.

Arquivo Disponível em
Configs-desbug-starloco.zip Mega MediaFire Google Drive

Todas as configurações anteriores nos permitem iniciar as instâncias (Imagens) do Starloco no Docker. Usando o terminal do Git Bash que abrimos na pasta raiz de StarLoco-main\docker, vamos executar o seguinte comando para iniciar as instâncias.

docker-compose up -d


NOTA: Se você seguiu os passos corretamente, deverá ver isso no seu terminal do Git Bash após esperar que tudo seja iniciado.


Será executado automaticamente para você:

  • Instância (Starloco-Login)
  • Instância (Starloco-Game)
  • Instância do Servidor MariaDB, com dois bancos de dados (Starloco-login.sql e Starloco-game.sql)

Últimos passos para poder fazer login no servidor

Faltam 3 coisas a fazer.

1. Baixar o cliente compatível com Starloco, podemos cloná-lo ou baixá-lo em formato .zip


NOTA: Lembre-se que uma modificação deve ser feita no arquivo config.xml do cliente, que se encontra em:

Dofus/resources/app/retroclient/config.xml


Substitua a linha:

<dataserver url="http://127.0.0.1/" prioridad="3" />

por

<dataserver url="http://127.0.0.1/dofus/" prioridad="3" />

Para que ele possa se conectar corretamente com dofus/lang



2. Baixar o Lang e copiá-lo para nosso diretório C:\xampp\htdocs


NOTA: O lang vem com os arquivos do antigo CMS do Starloco, que não tem mais suporte e é difícil de configurar. Usaremos apenas a pasta chamada lang dos arquivos baixados.

Para usar o lang corretamente, vamos para C:\xampp\htdocs, criamos uma pasta chamada dofus e colamos o lang dentro dela. A URL deve ficar assim: C:\xampp\htdocs\dofus\lang

3. Por último, precisamos verificar se a instância (Starloco-Login) e a instância (Starloco-Game) estão sendo executadas corretamente. Podemos ver os terminais diretamente no Docker Desktop.

Ao abrir o Docker Desktop, selecionamos containers e, em seguida, aquele que iniciamos anteriormente com o comando no Git Bash.



Dentro do container, poderemos navegar entre as diferentes instâncias que foram iniciadas e ver os terminais. Entraremos no StarLoco-Game para verificar se tudo está correto.




Dentro, poderemos ver os resultados exibidos pelo terminal do StarLoco-Game. Em STATUS, podemos parar, iniciar, reiniciar o terminal da instância StarLoco-Game. E navegar pelas diferentes Instâncias. Familiarize-se com o Docker Desktop. 




Se você seguiu este tutorial passo a passo e obteve os mesmos resultados no terminal do StarLoco-Game, significa que configurou tudo corretamente e agora pode fazer login a partir do cliente do servidor.

NOTA: as instâncias do StarLoco-Game podem levar de 5 a 10 minutos para carregar.

Dados padrão para fazer login no cliente:

Conta: test
Senha: test 

Se você deseja fazer modificações no banco de dados, como criar uma nova conta, poderá ver no arquivo: StarLoco-main\docker\docker-compose.yml a senha do localhost para entrar com o Navicat.  


MYSQL_ROOT_PASSWORD: CYoEw5SaBv1kIk

1. Crie uma conexão que aponte para o localhost gerado pelo Docker com as credenciais mencionadas.



2. Insira os dados da conexão e clique em OK.




3. Conecte-se ao banco de dados starloco-login e selecione a tabela world_accounts para ver as contas existentes ou para criar uma nova conta.




Agora você poderá entrar no servidor com a conta test ou com a que você criou.🔮

Lembre-se que se o seu sistema operacional ou computador não cumprir os requisitos mínimos para trabalhar com Docker, você terá problemas. Caso contrário, poderá desfrutar do servidor.




Tutorial para instalar as Sources do Starloco manualmente, usando o IntelliJ IDEA

Se você gostou e obteve resultados, não se esqueça de passar pelo nosso Discord comunitário de emulação, deixar seu agradecimento e compartilhar este post com algum amigo que queira criar seu próprio servidor privado. 

Publicar un comentario

Articulo Anterior Articulo Siguiente